Estratégia para viver sem "ansiedades" Voltar

Viva sem pendências



As pendências são responsáveis pelo estresse e tensão em nossas vidas. Não tendo tempo para resolvê-las e elas vão se amontoando em nossas mentes e, quando lembramos delas, nos estressamos pela impossibilidade de tempo e oportunidades para resolvê-las. Com isso, o tempo vai passando nos causando cada vez mais estresse.

Há uma forma de se ver livre desse pesadelo. Pegue uma folha de papel e relacione todas as pendências que vierem em sua mente. Não se preocupe como grau de urgência de cada pendência, simplesmente relacione à medida que forem aparecendo. Você se surpreenderá com a quantidade de pendências que ficam rolando em sua mente. Fixe essa lista na parte de dentro da porta de seu armário. A partir de agora você não terá que se preocupar com suas pendências, elas não ficarão mais em sua mente. Porém, você não pode abandoná-las na porta de seu armário. Deverá assumir o compromisso de eliminar uma única pendência de cada vez. Não importa a ordem na lista, escolha uma. Sua atenção será direcionada somente para a resolução uma pendência, o que tornará mais fácil a sua resolução. No final do dia você terá a grande satisfação de eliminar uma pendência solucionada.
Dá uma sensação do dever cumprido quando eliminamos uma pendência. Pode acontecer de você eliminar uma e acrescentar duas. Não importa, essa é a melhor maneira de resolver suas pendências e evitar que elas lhe causem ansiedade e tensão.

Quando o autor fez sua lista, se surpreendeu com a quantidade de pendências, eram mais de 30. Hoje elas flutuam na base de cinco, mas muitas vezes chega a zerá-las. Quando vai dormir, não tem mais pendências passando pela mente, sabe que estão anotadas e que irá sempre eliminar uma. Sua mente fica livre de estresse e seu sono se torna repousante.
Viva bem, vá pescar!

05.02.2013

Copyright © 2005 João Carlos "Pescador de Jaú" Todos os direitos reservados Gestão Ativa - Soluções Web