Conspiração Aquariana Voltar



Libélula na amazônia

A Nova Era é uma atmosfera, um clima de "o que está aí, não presta mais, é urgente mudar tudo e nós temos a fórmula". A Conspiração Aquariana é o título do livro-texto da Nova Era. É conhecido em todo o mundo ocidental, escrito em 1980 por Marilyn Ferguson, uma jornalista americana que teve muitos contatos com pessoas orientais, fez muitas experiências junto a mestres indianos, e praticou a meditação transcendental. Fez "estudos" e experiências e criou métodos e técnicas para o "alargamento da consciência". Percebeu que existia uma íntima relação entre mente e religião. Afirma que a religião é uma projeção da mente. Aprendeu a dimensão terapêutica da religião.
Em 1975 fundou uma revista que tinha como objetivo a terapia religiosa, e via esta terapia como uma oferta religiosa. O seu livro, que também é denominado Consciência de Aquário ou a Doce Conspiração, tem como fundamento o desejo de salvar o planeta terra. Para isto faz-se necessário adquirir uma nova consciência, uma nova visão de mundo.
Este livro teve sua origem em uma pesquisa realizada com 200 pessoas através de um questionário. ( A amostra de apenas 200 entrevistados para uma pesquisa que quer ter o valor científico é inexpressiva, para o universo a que se propõe).
O livro teve um sucesso extraordinário nos Estados Unidos e, em conseqüência da aceitação tão grande de suas idéias, ela saiu pelo mundo dando conferências e divulgando as idéias contidas neste livro. Os meios de comunicação social tomaram suas novas concepções e as veicularam, afirmando ser uma nova espiritualidade. Além de lançarem o livro divulgavam os cursos, seminários e workshops que seriam oferecidos, com o aval de sua autora. Houve, na verdade um "movimento de massa", para convencer a sociedade, a mudar a cultura, no sentido de divulgar estas novas idéias de Marilyn Ferguson.
Marilyn percebeu a necessidade de mudanças. Intuiu que e a sociedade queria mudar, pois o "status quo" não satisfazia. Era preciso transformar. Esta transformação se opera através de 4 fases, segundo seu livro:
1- Há na sociedade um sentimento de vazio, de nojo, de insatisfação, de tédio consumista. Compra-se, consome-se, come-se, diverte-se, mas a sensação de nojo e vazio continua uma realidade dolorida. As pessoas estão insatisfeitas.
2- Neste estado de coisas, neste estado de espírito, nesta ansiedade, parte-se em busca de respostas. As pessoas recitam os mantras, realizam as práticas esotéricas, se submetem a psicotécnicas, usam drogas para experimentar algo novo que agrade, que alivie, que dê respostas emocionais, que as alegre, que alargue o potencial de sua consciência, enfim, que se transformem. Monta-se cursos, seminários, workshops onde são oferecidos técnicas espirituais como: yoga, despertar sensorial, tarô, runas, renascimento. o channeling, o mantra bioenergético, harmonização dos cháckras, a própria divinização através do" encontro do próprio eu interior". A meta é chegar à iluminação, (como Buda) estado no qual a pessoa já começa a ter uma sensação de libertação do status quo.
3- A integração - como seria chamada a terceira fase: a pessoa começa a refletir mais e a selecionar para si um mestre, um guru interior e nesta fase a pessoa experimenta uma grande "cura", a cura psicossomática. Usa muitas terapias e todas são boas. Qualquer terapia vale.A pessoa intui que estas idéias respondem às suas ansiedades, aceita-as, entra "na rede" e se faz mais um seguidor para a grande conspiração aquariana.
4- Nesta fase - a da conspiração - a pessoa já está sintonizada com as idéias propostas pelos grupos, que são inúmeros, e assim vai se criando uma Rede Universal de "conspiração silenciosa" que pretende com isto dar uma nova visão de mundo e curá-lo, expandir sua consciência para levar a paz ao cosmo. Expandir todo o potencial humano retido, reprimido acorrentado no homem por circunstâncias existenciais, sociais, religiosas ou econômicas. "É preciso liberar-se, e liberar as "feras" acorrentadas dentro de si. Atingir o seu eu profundo", a divinização.
O livro fala em Vila Global. Propõe a necessidade de criar, construir uma rede universal através destas idéias, pois é necessário "pensar globalmente e agir localmente", em pequenos grupos. Tudo muda, nada é permanente "sejam as idéias, sejam as formas", é preciso mudar.
"O mundo no qual se estabelece a rede universal operará a transformação do indivíduo, que terá como conseqüência a do mundo, do contexto universal. Esta seria a nova conspiração, a nova religião universal".
Mas qual a finalidade da religião, segundo estas idéias do livro? A religião é uma dinâmica transformante, ela deve transformar o homem e o espírito, criando a universalidade e a transformação do mundo, ou melhor dito: a cura do homem e do planeta através da terapia religiosa. Na concepção aquariana a religião (a fé) é uma oferta terapeutica. (Muita atenção: na Nova Era as palavras têm significados próprios).
Todo o tecido da vida, compõe o grande "cérebro cósmico". Cada ser é uma partícula, ou uma célula que juntos compomos este cérebro que está mudando. Quando uma célula muda, entrando na grande rede, vai se formando a grande conspiração. Religião é a autoconsciência deste tecido de estar nesta realidade universal coligada: É o holismo. É o novo quadro de referência para interpretar o mundo. Assim vão surgindo novos paradigmas na cultura, na literatura, na política, na arte, na educação, na economia, na religião.
O livro A Conspiração Aquariana - seria a Bíblia da Nova Era. A religião é proposta como algo interior, totalmente subjetivo e é a única experiência pessoal interior, e se expressa no desejo de mudar, transformar o mundo, através da rede de conspiradores silenciosos. "Somos os profetas do mundo futuro, não sabemos como será, mas estamos sentindo, experimentando coisas novas".
O livro traz uma visão positiva do fim do mundo, diz que será um salto de qualidade, sem lutas e sem guerras, mais pela condição de elevação espiritual. Não se buscará o poder do proletariado, mas o poder de uma "rede sem guia, muito potente para levar o mundo à transformação".
Saudações aquarianas!


Pescador de Jaú

11.03.2013

Copyright © 2005 João Carlos "Pescador de Jaú" Todos os direitos reservados Gestão Ativa - Soluções Web